Skoda restaurou Laurin & Klement BSC com 110 anos

O Laurin & Klement BSC é um dos carros mais carismáticos da marca criada por Václav Laurin e Václav Klement, que fundaram a Laurin & Klement em 1985, empresa que mais tarde se transformou na Skoda. Só foram produzidas 12 unidades, em 1908, mas apenas um exemplar sobreviveu até aos dias de hoje.

Escusado será dizer que nesta viagem de mais de 100 anos, o único sobrevivente precisou de um restauro completo por parte da marca da República Checa, que o considera o mais valioso automóvel da sua colecção.

Este BSC recuperou a forma e está novamente em condições de circular na estrada, sendo que a alimentá-lo continua o motor original com 1.4 litros e 12 cv de potência.

Este Laurin & Klement BSC único com 110 anos de idade pode ser visto em Mladá Boleslav, no museu da Skoda, que o considera o mais valioso automóvel da sua colecção. Mas este não foi o único clássico a ser alvo de um meticuloso restauro.

O único Skoda 996 Supersport (ver galeria abaixo) existente também foi recuperado pela marca checa do Grupo Volkswagen, sendo que os números revelam que este modelo é ainda mais raro do que o próprio BSC, já que apenas três exemplares do 996 Supersport foram produzidos.

Artigos Relacionados

Estes artigos podem interessar:

9 de Julho de 1894: Skoda nasceu de uma zanga
Em destaque